DOS 11 MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO QUE APRESENTAM RISCO ALTO PARA INFECÇÃO DO CORONAVIRUS, NOVA XAVANTINA É UM DELES, OS DEMAIS ESTÃO EM RISCO MODERADO.

69

Em Mato Grosso, 11 municípios estão com risco alto de contaminação pela Covid-19.

 A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta terça-feira (10.08), o Boletim Informativo nº 520 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

O documento mostra, a partir da página 11, que 11 municípios registram classificação de risco alto para o coronavírus. São eles: Água Boa, Alta Floresta, Figueirópolis D’ Oeste, Jangada, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Salto do Céu, Santa Rita do Trivelato, São José do Povo e Sapezal.

Outras 130 cidades estão classificadas na categoria moderada para a contaminação do coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco muito alto ou baixo para a Covid-19.

Novo método para classificação

O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado. A mudança foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de março de 2021. Desde então, não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos quatorzes dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorzes dias.

Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.

Confira as medidas de acordo com a classificação de risco:

• Nível de Risco MODERADO

a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para o Nível de Risco BAIXO;

b) quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

• Nível de Risco ALTO

a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para os Níveis de Risco BAIXO e MODERADO;

b) proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração;

c) proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial;

d) adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.

COMPARTILHAR

69 COMENTÁRIOS

  1. I really like your blog.. very nice colors & theme.
    Did you create this website yourself or did you hire someone
    to do it for you? Plz respond as I’m looking to
    create my own blog and would like to know where u got this from.
    thank you

  2. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and everything. Nevertheless imagine if you added some great graphics or video clips to
    give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and clips, this website could definitely be one of the most
    beneficial in its niche. Superb blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here