*PROJETO RIO LIMPO, RIO LINDO VAI COLETAR LIXO URBANO EM 38 KM DO RIO DAS MORTES. A PARTIDA SERÁ DA PRAIA DA LUA*.

0

Durante quatro dias, projeto Rio limpo Rio Lindo vai coletar lixo urbano em 38 km do Rio das Mortes em NX.

Reunião realizada na última quarta feira, 25, na residência da presidente da Associação de Moradores do bairro Xavantina Velha, Zenia Gonçalves, entre os membros do projeto ambiental Rio Limpo, Rio Lindo; acertou os últimos detalhes para a realização de mais uma etapa de trabalho da equipe que há 16 anos cuida da saúde do Rio das Mortes.

 

NOVA ETAPA

Será coletado lixo urbano desde a praia da Lua, no centro da cidade, até a Ilha do Vanique (38 km abaixo), incluindo a limpeza nos dois buracões do perímetro urbano: do bairro Boa Vista e do bairro Xavantina Velha.

A ação é uma realização da Prefeitura de Nova Xavantina, gestão do prefeito João Bang, Ministério Público Estadual, Câmara Municipal e Campus da Unemat de NX, com apoio do Corpo de Bombeiros de NX, que participa de todas as incursões, com dois bombeiros militares.

A partida será dia 03, às 8.00 da Praia da Lua e retorno na tarde do dia 07.

O PROJETO

Fundado em 2005 por líderes comunitários, estudantes, professores, pescadores ribeirinhos, biólogos, jornalistas e profissionais liberais, todos voluntários, o projeto ambiental Rio Limpo, Rio Lindo, já retirou em suas diversas incursões em toda a extensão do Rio das Mortes até São Félix do Araguaia,  mais de 10 toneladas de lixo urbano do rio, realizou dezenas de coleta para análise da qualidade da água, distribuiu cartilhas ambientais e encenou teatro de fantoches nas comunidades ribeirinhas e escolas rurais e urbanas, promovendo a campanha de conscientização sobre a importância da manutenção do rio limpo.

Trabalhou também na limpeza de trechos do Rio Araguaia, em Barra do Garças, e do Rio Cuiabá, na capital do Estado.

COMO SERÁ?

Para esta nova etapa, será utilizado o barco de pesquisas do Campus da Unemat de NX, parceiro do projeto desde o seu nascimento, e mais 06 barcos à motor de apoio, que fazem a coleta do lixo.

A reunião do dia 25, também teve como pauta apresentar os novos integrantes convidados que irão participar da coleta, dentre eles o casal Edivaldo Celestino Barbosa, o Dizé, e sua esposa Cida.

Na sua fala, Dizé disse que desde que o projeto foi fundado, é fã do trabalho desenvolvido

O prefeito João Bang e o Promotor de Justiça, Dr. Fábio Rogério Santana, representando suas Instituições, deverão participar pelo menos um dia dos trabalhos.

Ezio Garcia – Sintonia News

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here