*Saiba como será o funcionamento da nova Escola Estadual Militar Tiradentes, em Nova Xavantina*.

2

*Saiba como será o funcionamento da nova Escola Estadual Militar Tiradentes, em Nova Xavantina*.

Professores, diretores, assessoria pedagógica,  Polícia Militar e oficiais miliares do setor de escolas estaduais militares da SEDUC – Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso trabalham na transformação da Escola Estadual João Mallet na Escola Estadual Militar Tiradentes, em Nova Xavantina.

 

Aprovada pelo governo do Estado e pela SEDUC, o primeiro passo foi a votação interna na escola para saber da aceitação da nova escola militar pelos servidores da educação da unidade escolar e pais de alunos, cujo resultado foi 195 votos a favor e 14 contra, com um voto em branco. A ata da votação já foi encaminhada para a SEDUC, para o andamento do processo.

Conforme informações colhidas junto à direção da Escola João Mallet, Polícia Militar local  e e com a Sargento Arian, do setor de escolas estaduais militares da Secretaria Estadual de Educação, a transformação é regida pela lei estadual nº 11.273/2020, de 18 de dezembro de 2020.

DISCIPLINA MILITAR

Em seu artigo 8º, a lei estabelece que “o cargo de diretor da unidade de ensino da rede pública criada ou transformada em Escola Estadual Militar e das já existentes será exercido por um oficial, preferencialmente oficial superior, designado pelo Comandante Geral da Polícia Militar e pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, respeitados os quesitos para designação, que se encontram estabelecidos pelos respectivos Comandantes Gerais de ambas instituições”.

Segundo o 2º Tenente George Fernandes, Comandante da 3ª Cia da PM de Nova Xavantina, a previsão é de que também um oficial militar assuma em conjunto com o diretor, para exercer as funções disciplinares e de coordenação.

“Haverá disciplinas específicas e práticas militares, como cantar o Hino Nacional todos os dias antes do início das aulas, e outras normas” disse o Comandante.

VAGAS

Prevista para atender alundos do 7º, 8º e 9º anos do 1º grau e 1º, 2º e 3º anos do 2º grau, o número de vagas a serem ofertadas no entanto, segundo a Sargento Arian, só será definido após a conclusão do processo de transformação da escola.

Em seu artigo 7º, a lei reza que “o número de vagas ofertadas nas Escolas Estaduais Militares será estabelecido de acordo com a disponibilidade prevista na instrução normativa emitida pela Secretaria de Estado de Educação.

A expectativa é iniciar o período letivo da nova escola no primeiro semestre de 2022.

CONQUISTA

Aprovada pela maioria esmagadora de pais de alunos, professores e servidores da educação na Escola João Mallet, a Escola Estadual Militar Tiradentes de Nova Xavantina levará um nome de um oficial militar da PM ou do Corpo de Bombeiros, que tenha se destacado no município e região, como prevê a lei nº 11.273/2020.

A vinda de uma escola militar para Nova Xavantina é promessa de campanha do então candidato à prefeito João Machado Neto, o João Bang, que agora se concretiza. A Escola Estadual Militar Tiradentes de NX vem a se somar com outras três da região do Araguaia -em Confresa, Vila Rica e Barra do Garças- todas muito bem recebidas pela população.

Ezio Garcia

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vai ser a melhor coisa nessa cidade,espero conseguir matricular minhas dicas nessa escola,elas tem 12 anos e vão fazer o 8°ano,Deus abençoe vocês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here