Alô Xavantina:Cebola homenageia Eubiose e Pioneiros na inauguração da bela Praça Hermés Jefferson de Souza

0

Obra de revitalização planejada para ser inaugurada no último dia de sua administração, o agora ex-prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, o Cebola, realizou na boca da noite do último dia 31, a cerimônia de inauguração da bela Praça Hermés Jefferson de Souza. Hermés (in memorian), é ex-morador de NX e filho do casal fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, Professor Henrique José de Souza e sua esposa, Dona Helena Jefferson de Souza.

 

No ato solene, simples e marcante, estiveram presentes, além do prefeito Cebola, Secretários e colaboradores; os dois filhos de Hermés, Ariel Ricco Jefferson de Souza e Alina Ricco Jefferson de Souza, que moraram em NX durante a infância, hoje residentes em Brasília, e vieram especialmente para o ato; o ex-prefeito Gercino Caetano Rosa -parceiro da SBE em todas as suas atividades; o atual prefeito João Bang e Secretários; amigos e Pioneiros da Expedição Roncador Xingú, como os Pioneiros Hélio Milhomem e Adão Gomes, também homenageado no evento.

EUBIOSE

O nome da praça segue a determinação da Lei Municipal nº 597 sancionada em 11 de novembro de 1994, assinada pelo ex-prefeito Sebastião Carlos Toledo, atendendo à Indicação do então vereador João Bosco Nascimento -um dos pioneiros símbolo da cidade.

Em sua justificativa, o vereador homenageia a Instituição que desde 1976, quando foi inaugurado um dos seus três únicos Templos em NX -os outros dois são em São Lourenço-MG e na Ilha de Itaparica-BA- divulga a cidade para o Brasil e o mundo, fomenta o turismo local e regional atraindo recursos e investimentos,  e participa diuturnamente do processo cultural, artístico e educacional do município e região.

“Temos que reconhecer o legado da Eubiose em nossa cidade e região” disse Cebola, momentos antes de descerrar a placa contendo o nome da praça.

SR. ADÃO

Outra placa, descerrada em seguida, homenageou outro importante segmento social de NX, os Pioneiros, na pessoa do Sr. Adão Gomes.

Desde quando foi criado, o referido espaço público passou a ser usado para instalação de circos itinerantes, como o Peteleco, e após isso, o local ficou esquecido num ponto cego da geografia urbana, quando o Sr. Adão, morador ao lado, plantou dezenas de árvores frutíferas, todas nativas, que deram nova vida ao logradouro, tornando-o assombreado e aprazível, ideal para a construção de uma praça, o que agora foi feito.

O projeto, de autoria pessoal do prefeito, segue essa característica, mantendo a copa das árvores para não fazer incidir o sol nos seus passeios e inúmeros bancos de madeira de lei envernizados distribuidos ao longo da praça, ideal para se passar momentos agradáveis, saudáveis e prazeirosos, frescos e iluminados, com internet livre.

“Já vou nomear desde já o Sr. Adão Gomes o Gerente da Praça” disse Cebola. Ariel Ricco, filho de Hermés, que falou em nome da família, agradeceu ao Pioneiro pelo trabalho, e humildemente fez a mesma solicitação, que a vigilância continuasse.

“Agora tem que vigiar, para evitar que vândalos destruam esta beleza” disse extasiada uma moradora presente.

 

VIAsintonianews
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here